Entenda Como Vender Imóvel Financiado

25/11/2022 - Por Pedro Granado Imóveis

Uma dúvida da maioria dos proprietários é se é possível e como vender um imóvel financiado. Para sua tranquilidade, você pode, sim, realizar a venda mesmo com um financiamento com parcelas em aberto. Contudo, existem algumas particularidades nessa transação que você precisa conhecer.

Neste artigo, a Pedro Granado respondeu as principais dúvidas dos proprietários de imóveis. Portanto, se você quer fazer a sua venda de uma forma segura e sem complicações, continue a leitura!

Como vender imóvel financiado?

Se você deseja vender um imóvel financiado, o mais aconselhado é que faça isso contando com os serviços de uma imobiliária. Em todos os casos, o apoio de profissionais serve para evitar problemas e facilitar a sua vida, sobretudo quando o imóvel ainda não está quitado.

Isso porque o comprador é quem terá de lidar com o financiamento inacabado, de forma que a imobiliária fará toda a intermediação para que ambas as partes estejam de acordo e saiam satisfeitas

As situações mais comuns de venda de imóveis financiados são essas:

Comprador paga à vista ou parcela sem novo financiamento

Se o comprador escolher fazer o pagamento sem a necessidade da realização de um novo financiamento, é o proprietário quem deverá quitar o empréstimo com o banco.

Para isso, você deverá:

  • solicitar ao banco um boleto de quitação do financiamento;
  • realizar o pagamento da dívida;
  • receber o comprovante de quitação do financiamento com o banco;
  • entregar o comprovante a um Cartório de Registro de Imóveis e retirar a alienação fiduciária da matrícula do imóvel.

Com esses passos realizados, o bem estará oficialmente sob sua posse e, dessa forma, você poderá vendê-lo sem nenhum impedimento.

Comprador faz um novo financiamento com o mesmo banco

Uma outra opção que pode ser feita pelo comprador é o pagamento mediante um novo financiamento, que pode ser feito no mesmo banco ou em outra instituição. Se feito no mesmo banco em que o imóvel já está financiado, deverão ser seguidos os seguintes passos:

  • solicitar ao banco a atualização do saldo devedor;
  • o comprador deve realizar um novo contrato com o banco, que irá cuidar da transação.

Como a dívida original com o banco não foi quitada antes da venda do imóvel, parte do valor do novo financiamento realizado pelo comprador será utilizado para quitar essa pendência. É importante que o proprietário tenha isso em mente para não esperar receber o valor integral na venda.

Além disso, o proprietário apenas recebe sua parte do valor da venda depois do registro do novo financiamento feito pelo comprador. 

Comprador faz um novo financiamento com banco diferente

Por fim, a última opção é que o comprador realize o financiamento com uma instituição financeira diferente. Neste caso, será necessário:

  • solicitar ao banco a atualização do saldo devedor;
  • o comprador deve realizar um novo contrato com o banco escolhido, que irá cuidar da transação.

Neste caso, a quitação da dívida do primeiro financiamento será realizada de um banco ao outro. Ou seja, o banco escolhido pelo comprador irá pagar o valor que falta para quitar o imóvel que, por sua vez, será alienado ao novo banco.

Por fim, o proprietário deve fazer o registro do novo financiamento com o Cartório de Registro de Imóveis, recebendo o valor da venda do imóvel — se este já estiver quitad

Principais dúvidas sobre como vender um imóvel financiado

Agora que você sabe como vender um imóvel financiado, aproveite para tirar suas dúvidas sobre esse processo!

Como calcular o valor do imóvel financiado?

A forma de calcular o valor do imóvel financiado não é muito diferente de um imóvel quitado. Você precisará realizar uma avaliação do imóvel, juntamente da sua imobiliária, pesquisar os valores de mercado da sua região e, por fim, verificar a valorização imobiliária, entendendo se fatores da localização podem aumentar o preço ou não.

É possível vender um imóvel financiado pela Caixa?

Sim, o processo é exatamente igual ao citado anteriormente. Contudo, se o imóvel tiver sido adquirido pelo programa Minha Casa Minha Vida ou Casa Verde e Amarela pela menor renda familiar, ele não poderá ser vendido antes do final do financiamento.

É possível vender um imóvel financiado com parcelas atrasadas?

Se as parcelas do financiamento estiverem atrasadas, a venda pode ser uma ótima opção para evitar que o imóvel vá a leilão. Nesse caso, o processo é o mesmo: solicitar ao banco a atualização do saldo devedor.

Conte com a Pedro Granado para vender seu imóvel financiado

Quer vender seu imóvel financiado com rapidez, segurança e praticidade? Conte com a imobiliária Pedro Granado! Temos uma estrutura completa para ajudar você a encontrar os melhores interessados e fechar negócio! Quer saber mais? Entre em contato e converse diretamente com nossos consultores!


Voltar

Redes Sociais

© 2024 - Pedro Granado Imoveis Ltda - CRECI J03632
Desenvolvido por Kurole Web Design Kurole