Manual do primeiro imvel: o que voc precisa saber para comprar o seu

29/09/2023 - Por Pedro Granado Imveis

A compra do primeiro imóvel é a realização de um sonho para a maioria das pessoas. E, para que isso se torne realidade, é essencial conhecer as boas práticas e dicas para comprar seu primeiro imóvel com segurança, transparência e praticidade.

A boa notícia é que este post tem tudo o que você precisa saber sobre o assunto. A seguir, preparamos um verdadeiro manual do primeiro imóvel, repleto de dicas e informações valiosas. Acompanhe!

Dicas para compra do primeiro imóvel

Ter seu próprio imóvel oferece uma série de benefícios, como estabilidade financeira, segurança e a oportunidade de criar um lar que reflita a sua personalidade.

Além disso, investir em imóveis muitas vezes é considerado uma estratégia inteligente de construção de patrimônio a longo prazo. Por isso, confira nosso manual e saiba como acertar nessa hora!

Comece pelo planejamento financeiro

Adquirir uma casa ou apartamento requer investimento financeiro. Exatamente por isso, é essencial se planejar para garantir que a compra esteja alinhada ao seu orçamento.

Em outras palavras, o sonho deve caber em seu bolso! Nesse caso, você precisa entender suas finanças. Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar:

Conheça sua situação financeira

É importante ter uma noção clara de quanto você ganha, quanto gasta e quanto pode economizar por mês. Isso te ajudará a entender quanto você pode pagar por um imóvel.

Estabeleça um orçamento

Com base na sua situação financeira, estabeleça um orçamento para o imóvel. Lembre-se de considerar todos os custos envolvidos, como o valor do imóvel, impostos, taxas de condomínio, escritura do imóvel, entre outros.

Mantenha uma reserva de emergência

É importante ter uma reserva de dinheiro para emergências. Isso te dará segurança para lidar com imprevistos sem comprometer o pagamento das parcelas do financiamento.

Descubra qual o tipo de imóvel ideal

Escolher o tipo certo de imóvel para comprar depende de vários fatores e é uma decisão muito pessoal. Aqui estão algumas considerações que podem te ajudar a tomar essa decisão:

Estilo de vida

Se você gosta de mais tranquilidade, talvez uma casa seja uma boa opção. Por outro lado, se você valoriza a praticidade e a segurança, um apartamento pode ser mais adequado. Considere também a proximidade de comércios, escolas, hospitais e outros serviços que você utiliza frequentemente.

Tamanho da família

O número de pessoas que vão morar no imóvel é um fator importante. Se você tem ou planeja ter filhos, por exemplo, pode precisar de mais quartos. Se você tem animais de estimação, um quintal pode ser importante.

Estado do imóvel

Considere se você está disposto a fazer reformas ou prefere um imóvel pronto para morar. Reformas podem ser custosas e demoradas, mas também permitem personalizar o imóvel ao seu gosto.

Escolha a localização do seu imóvel

O próximo passo é definir onde você deseja morar. A localização do imóvel pode afetar tanto a sua qualidade de vida quanto o valor do investimento. Considere fatores como o tempo de deslocamento até o trabalho, a segurança do bairro e a valorização imobiliária.

E se você está buscando seu primeiro imóvel em Maringá, o Blog da Pedro Granado conta com diversos conteúdos sobre os principais bairros da cidade. Assim, você pode descobrir qual é o ideal para você!

Existem vários fatores que ajudam a definir qual o imóvel ideal e muitos estão relacionados à localização. Confira:

  • segurança no bairro e região;
  • vias de acesso de qualidade e eficientes;
  • infraestrutura do bairro, com supermercados, farmácias e padarias, entre outros;
  • opções de lazer próximas, como parques e shoppings.

Avalie as formas de pagamento 

Comprar uma casa ou apartamento à vista é uma opção interessante, mas exige uma grande reserva financeira. Mas, mesmo que você não tenha todo esse dinheiro, é possível realizar seu sonho.

No caso do financiamento do primeiro imóvel, existem duas modalidades com regras e limites diferentes. Saiba um pouco mais sobre elas a seguir.

Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

Nessa modalidade, é possível financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão. Os recursos são provenientes do FGTS e da Poupança, com juros de até 12% ao ano e até 420 meses para pagar. Atenção: a parcela não pode ultrapassar 30% da sua renda mensal!

Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)

Nessa modalidade, é possível financiar os imóveis que não se enquadram no SFH e que custam mais de R$ 1,5 milhão. A taxa de juros pode ser negociada e há mais flexibilidade de negociação. Além disso, não há limite de comprometimento de renda.

Visite mais de um imóvel antes de decidir

Antes de assinar o contrato de compra, é interessante visitar alguns imóveis. Ver de perto o apartamento ou casa te ajuda a comparar as opções e verificar detalhes que não são possíveis por fotos e vídeos, como ventilação e iluminação.

Sendo assim, por mais apaixonado que você esteja por uma determinada opção, não deixe de fazer outras visitas. Aliás, vá ao local quantas vezes achar necessário para fazer uma escolha vantajosa e que te deixe feliz.

Aproveite também para fazer perguntas na visita, como:

  1. Quanto tempo o imóvel está no mercado? Se o imóvel está à venda há muito tempo, pode ser que haja algum problema que não esteja aparente ou o preço pode estar acima do mercado;
  2. Por que o proprietário está vendendo o imóvel? A razão da venda pode te dar uma ideia do quão negociável é o preço;
  3. Houve reformas recentes? Se o imóvel passou por reformas, você pode querer saber o que foi feito, quando e por quem. Isso pode afetar o valor do imóvel e a necessidade de futuras reformas;
  4. Existem problemas estruturais ou infiltrações? Problemas estruturais ou infiltrações podem ser caros para consertar. É importante saber se eles existem e se foram devidamente reparados;
  5. Qual é o valor do IPTU e do condomínio? Se for o caso, esses são custos recorrentes que você terá que pagar e devem ser considerados no seu orçamento;
  6. Como é a vizinhança? O proprietário pode te dar informações sobre a segurança da área, a proximidade de serviços e comércios e a qualidade da infraestrutura local;
  7. O imóvel possui dívidas? É importante verificar se o imóvel possui dívidas como IPTU atrasado ou condomínio em atraso, pois essas dívidas passam para o novo proprietário.

Com essas respostas em mãos, ficará muito mais fácil decidir se esse é ou não o imóvel ideal para você.

Leia com atenção o contrato de compra e venda

O contrato de compra e venda é um documento de grande importância. Por isso, é preciso entender todas as suas cláusulas e estar ciente dos detalhes. Ele deve trazer informações referentes ao imóvel e à transação, como:

  • preço do imóvel;
  • área útil construída;
  • área comum ? quando houver;
  • número de vagas de garagem;
  • forma de pagamento.

Reúna a documentação necessária

Com todos esses detalhes definidos, comece a reunir a documentação necessária. Assim, é possível evitar transtornos e atrasos na transação e assegurar que tudo saia conforme o planejado. Entre os principais documentos solicitados para a compra de um imóvel estão:

  •  documentos pessoais;
  • certidão de casamento ou união estável e documentos do cônjuge ou companheiro ? quando for o caso;
  • comprovantes de renda atualizados;
  • extrato do FGTS e autorização de saque ? quando for usar esses recursos.

Conte com a Pedro Granado Imóveis

Essa é uma dica bônus, mas que pode tornar todo o processo mais simples. Na hora de comprar o primeiro imóvel, é comum ter dúvidas e dificuldades. Por isso, é importante contar com o apoio de uma imobiliária de confiança.

A Pedro Granado Imóveis está entre as principais imobiliárias do Paraná e tem toda a estrutura para te ajudar a realizar esse sonho. Além de trabalhar com os melhores imóveis, prestamos um atendimento personalizado da escolha do imóvel até a finalização da compra.

Portanto, além de seguir todas as dicas apresentadas, conte com a equipe de especialistas da Pedro Granado. Estamos prontos para te atender, tirar suas dúvidas e participar desse momento tão importante de sua vida. Lembre-se: para encontrar apartamentos ou casas para comprar em Maringá,  fale com a gente!


Voltar

Redes Sociais

© 2023 - Pedro Granado Imoveis Ltda - CRECI J03632
Desenvolvido por Kurole Web Design Kurole