Construir ou Comprar Pronto: O Que Vale Mais a Pena?

21/12/2022 - Por Pedro Granado

Todo mundo já imaginou a casa dos sonhos, não é mesmo? E, para consegui-la, existem dois caminhos possíveis: começar do zero ou encontrar um imóvel para reformar. Contudo, você deve estar pensando no que vale mais a pena: construir ou comprar pronto?

Este artigo é justamente para ajudar você a tomar sua decisão! Aqui, você vai encontrar as vantagens e desvantagens de cada opção para entender qual delas faz mais sentido para você. Continue a leitura!

Construir ou comprar pronto?

Se você está em dúvida entre construir um imóvel do zero ou comprar pronto, aqui estão as informações que você precisa saber! Confira!


Vantagens de construir seu próprio imóvel

As vantagens de construir um imóvel do zero são:


P
rojeto personalizado

Ao construir sua própria casa, você terá muito mais liberdade para ter um projeto de acordo com os seus desejos e necessidades. Isso vale tanto para o visual que seu imóvel terá quanto para sua estrutura, como tamanho e número de quartos, disposição dos cômodos, espaço para armazenamento, áreas externas etc.

Ao construir, você não depende de encontrar um imóvel que se adeque ao seu desejo, mas pode fazê-lo, com a ajuda de um engenheiro ou arquiteto, da forma como planejou.

Construção em etapas

Quando você compra um imóvel pronto, uma das formas mais comuns de pagamento é através do financiamento bancário. E, com essa modalidade, todos os meses, sem falta, você terá que arcar com esse valor fixo.

Já ao escolher por construir, é possível ter maior flexibilidade no planejamento financeiro. Isso porque você poderá construir por etapas, comprando os materiais com o passar do tempo.

Isso não significa que você só irá morar na nova casa depois de muito tempo. Uma das possibilidades da construção é começar pelas áreas essenciais, como cozinha, banheiro e quarto e, com o andar do projeto, finalizar as outras áreas.

Novamente, fazer dessa forma é uma opção, que pode — ou não — estar de acordo com sua realidade.

Valorização da propriedade

Se você já tem um terreno ou ainda vai comprar, saiba que a construção permite que a sua propriedade seja bastante valorizada. Dessa forma, se o projeto for bem feito, o valor final do seu bem será maior do que o que você investiu na compra do terreno, nos materiais e na mão de obra.

Além disso, na maioria dos casos, o investimento para a construção de uma casa pode ser menor do que aquele para comprar uma casa da mesma estrutura já pronta. 


Desvantagens de construir seu próprio imóvel

Em qualquer escolha, existem pontos positivos e negativos. Aqui, lembre-se de que não são motivos para você desistir de construir, e sim para você refletir se essa é a melhor opção para a sua realidade!


Maior tempo de espera

Diferentemente de comprar um imóvel pronto — em que você apenas teria que esperar a documentação ficar pronta —, ao escolher construir, você irá levar um tempo muito maior para, de fato, se mudar para a nova casa.

Contudo, isso pode ser contornado se você se planejar bem! Como vimos anteriormente, é possível realizar a construção em etapas, de forma que você pode conduzir o projeto para que ele esteja pronto em uma data específica e, assim, o tempo de espera já estará calculado.

Gestão da obra

Ao construir uma casa do zero, saiba que nada vem pronto. Você será responsável pela compra dos materiais, contratação de profissionais e por todo o acompanhamento do caminhar da obra.

Além disso, construir é ter a certeza de que haverá imprevistos ao longo do caminho, como atrasos, clima desfavorável, possíveis erros e outras questões do tipo. Se essa é a sua opção, vá preparado para ter jogo de cintura.

Uma boa solução é contratar equipes especializadas nesse processo, de forma que essas funções sejam delegadas e você precise apenas orientar e aprovar o andamento do projeto.

Burocracia

Para construir sua nova casa, você precisará aprovar o projeto com a prefeitura, com detalhes da própria obra e também com licenças e registros. Ao comprar um imóvel já pronto, esses detalhes já estão na documentação.

Novamente, contar com um profissional qualificado para a realização do projeto irá poupar muito tempo e até dinheiro do seu projeto.

 

Vantagens de comprar um imóvel pronto

Agora é hora de conhecer os pontos positivos e negativos de comprar uma casa já pronta. Confira!

Operação simplificada

Todas as questões de burocracia e possíveis complicações da obra já foram resolvidas! Ao comprar uma casa pronta, seu papel é apenas assinar a documentação e organizar a mudança.

E mesmo que você precise fazer pequenos reparos, ou até mesmo uma reforma, pode ter certeza de que será menos trabalhoso do que construir uma casa do zero.

Alternativas de financiamento

O financiamento para comprar uma casa recebe linhas de crédito especiais e até mesmo algumas vantagens, já que a própria casa servirá como garantia. Para isso, você pode pesquisar com seu banco e escolher a opção de financiamento que mais se encaixe com seu orçamento.

Mais opções de imóveis

Se a sua preferência for morar em bairros centrais, será muito mais fácil encontrar imóveis já prontos para comprar, pois a maioria dos terrenos já está construído. Isso fornece a você um leque de opções muito mais amplo e maior facilidade para encontrar aquele que atende melhor às suas necessidades.



Vistoria antes da mudança

Antes de realizar a compra de um imóvel, a imobiliária realiza uma vistoria detalhada em todas as áreas do imóvel, de forma que o comprador terá ciência de todas as características, inclusive de possíveis defeitos estruturais. Dessa forma, você evita surpresas a longo prazo e pode negociar com o proprietário a forma como os reparos serão feitos.


Desvantagens de comprar um imóvel pronto

Por fim, é hora de conhecer as desvantagens de comprar um imóvel pronto e, finalmente, decidir qual opção é melhor para você!

Maior investimento financeiro

Para comprar um imóvel já pronto, será necessário um investimento financeiro maior do que ao construir. Isso é válido, já que todo o tempo, trabalho e mão de obra para a construção foram investidos por outra pessoa.

Contudo, aqui vale lembrar das condições de financiamento favoráveis para a compra do imóvel!

Necessidade de adequação

Diferentemente da construção, ao comprar um imóvel você terá de adequar suas necessidades à estrutura do imóvel. E, para evitar essa questão, você terá que conhecer e visitar uma porção de imóveis até encontrar o ideal.

Justamente para facilitar esse processo é que contar com uma imobiliária é tão vantajoso. Em vez de gastar horas e horas procurando em portais imobiliários, você irá receber a consultoria de especialistas na sua região, que já conhecem os imóveis disponíveis e que ajudarão você a encontrar a melhor opção possível.

A imobiliária Pedro Granado é referência em Maringá e região! Temos mais de 480 imóveis à venda e uma equipe de profissionais pronta para atender você! Quer saber mais? Entre agora mesmo em contato conosco!



Voltar

Redes Sociais

© 2024 - Pedro Granado Imoveis Ltda - CRECI J03632
Desenvolvido por Kurole Web Design Kurole