Tudo o que voc precisa saber antes de alugar

24/09/2019 - Por Marketing

Se você está procurando um imóvel para alugar, quer dizer que algo na sua vida está mudando. Começando uma nova família, ou aumentando a que já tem, recomeçando em uma cidade nova, ou apenas indo para um lugar maior, seja qual for o motivo que te levou a buscar um novo lar, você precisa começar com o pé direito. 

No meio de tanta correria e detalhes, é comum não dar atenção a coisas importantes no momento de alugar o imóvel novo. Então separamos alguns itens indispensáveis para que você alugue com tranquilidade. 




Média de preço dos aluguéis

Quando está querendo alugar um imóvel, você tem preferência por bairro, tamanho, tipo de imóvel, essas coisas. Defina muito bem o que está procurando e por quais características está disposto a pagar mais caro. 

Então faça uma pesquisa na área para saber qual a média de preços dos imóveis naquela região. Pesquise bastante, assim você vai conhecendo a região e o que justifica os imóveis terem aquele preço. 

Feito isso, fica muito mais fácil selecionar imóveis que tem as características que são indispensáveis para você. E por um valor que se encaixa no seu orçamento, sem risco de pagar caro. 

Conheça as forma de locação 

Não tem nada mais frustrante do que encontrar o imóvel perfeito e não poder ficar com ele porque não tem um fiador dentro das exigências. Conheça as opções que a imobiliária pode te oferecer para fechar o negócio e veja qual a melhor para você. 

A opção padrão é fiador, mas as exigências do fiador podem variar de acordo com a imobiliária, como 1 ou 2 imóveis quitados na cidade do imóvel a ser locado. Você também pode escolher o seguro fiança, que normalmente, custa entre 1 a 2.5% do valor do aluguel. 

A opção de depósito caução também é bem comum, é necessário o depósito no valor de três meses de aluguel. Ao final do contrato de locação, deverá ser devolvido ao locatário caso não tenha nenhum valor em atraso. 

A Pedro Granado também te oferece a opção de locação via cartão de crédito. É uma opção simples e sem burocracia. É necessário cartão de crédito com limite de 3X o valor do aluguel e uma consulta rápida do locatário. E pronto, casa nova! 

Saiba o básico da Lei do Inquilinato 

Conheça o básico para estar ciente de seus direitos e deveres durante todo o contrato. A imobiliária é um mediador importante neste processo, pois os profissionais conhecem a legislação e prezam pelo melhor para ambas as partes. 

Algumas coisas importantes para se atentar no  contrato são: prazo de vigência, multa rescisória, valores de multas por atrasos de pagamentos. Esses aspectos são variáveis e não estão previstos na lei do inquilino, então são um acordo entre locador e locatário.

Saiba também o que é seu dever pagar na questão de consertos e manutenções. O momento da vistoria é fundamental para isso, cheque se todas as janelas abrem, se não há entupido ou vazando. Confira toda a vistoria e atente-se a todos os detalhes, no momento de entrar e sair do imóvel. 

Questões financeiras 

Saiba exatamente o que é sua obrigação pagar, o que é do proprietário e o que é negociável. Coloque tudo o que for negociável em contrato e não pague tudo que chegar sem perguntar à imobiliária. 

Devem ser pagos por você todas as despesas de consumo, como água, luz e gás. E também as despesas de manutenção das áreas comuns e gastos com funcionários, que vem no boleto do condomínio. 

Algumas despesas também vem no boleto de condomínio mas também são de responsabilidade do proprietário. Fundo de reserva, chamada de capital e obras que mexem na estrutura do condomínio são alguns exemplos. 

Já em obras internas no imóvel, são se sua responsabilidade as que forem provenientes de desgaste por uso. E de responsabilidade do proprietário as de aspecto estruturais, como fiação, tubulação e rachaduras. 

Sabendo de todos os pontos, você está preparado para alugar um imóvel com segurança. E para isso, é claro, você também pode contar com a Pedro Granado! 

Encontre seu imóvel agora: https://www.pedrogranado.com.br/alugar

Gostou desse conteúdo e quer receber mais? Assine a nossa newsletter! 

Palavras-chaves: alugar imóvel, Pedro Granado, imobiliária, locador, locatário.

Meta-descrição: A Pedro Granado te conta os direitos e deveres do locador e locatário e tudo o que você precisa saber para alugar um imóvel.


Voltar

Redes Sociais