Plantas Para Dentro De Apartamento: Saiba Como Escolher E Cuidar

24/10/2022 - Por Pedro Granado

Você sabia que nem toda planta vai bem em ambientes fechados? Tentar cultivar uma espécie que precisa de mais sol em um ambiente interno pode ser muito frustrante, por isso é fundamental saber quais são as melhores plantas para dentro de apartamento antes de começar a se aventurar na área.

Pode ficar tranquilo porque existem vários tipos de plantas que se dão muito bem em locais com menos sol e vão deixar o seu ambiente ainda mais bonito, agradável e cheio de vida! Continue a leitura deste artigo e aprenda mais sobre esse assunto!

Vantagens de ter uma planta dentro do apartamento

As plantas garantem mais beleza e harmonia aos espaços do apartamento. Além disso, contribuem para purificar o ar, melhorar a saúde dos moradores e até reduzir o estresse. 

Ao acompanhar o crescimento das plantas e cuidar da manutenção dos vasos, o contato com a terra e o cuidado com as espécies estimulam a tranquilidade, a paciência e a concentração. Elas também são importantes para ajudar a valorizar a simplicidade e dar um aspecto mais natural para a nossa rotina, contribuindo para o conforto e o bem-estar.

Com tantas vantagens, vale a pena trazer mais verde e natureza para a decoração dos seus espaços. Conheça a seguir as melhores plantas para apartamento.

Plantas para dentro de apartamento

As plantas para interior de apartamento são aquelas que se habituam melhor à luz indireta, ou seja, não precisam de muito sol para crescerem saudáveis. Elas podem ocupar diversos espaços, como sala, cozinha, quarto e até banheiro.

Plantas pequenas para apartamentos

Se você está começando agora a cuidar de plantas, uma boa dica é pegar prática pelas espécies menores. Em sua maioria, elas requerem menos manutenção e são mais baratas. Além disso, ocupam um espaço menor e são ótimas para começar a montar sua decoração viva.

Cactos

O cacto é uma planta bastante indicada para apartamentos, pois, apesar do que muitos acreditam, ele não deve ser exposto à luz direta do sol. A confusão é bastante comum pois imaginamos ele no deserto ou em climas muito quentes, mas as espécies pequenas — de vaso — não precisam de tanto sol.

Quanto à água, você apenas precisa regar apenas quando a terra estiver seca, mas lembre-se de deixá-lo em um lugar bem ventilado. É uma ótima planta para quem está criando gosto pelo plantio, não precisando de muito cuidado.

Essa espécie conta com vários gêneros, incluindo as suculentas, algumas até com flores ou frutas. Todas são resistentes e suportam ficar um tempo sem água. Possuem um estilo mais rústico, mas levam graciosidade a qualquer ambiente. 

Jiboia

Espécie que pode ser cultivada na sombra, a Jiboia se adapta super bem aos apartamentos. Se desenvolve rapidamente e seu diferencial é que ela cresce para baixo, podendo ser instalada em lugares altos, pendente ou como trepadeira.

Tem preferência por calor e umidade, exigindo rega regular. Assim, é uma planta bonita, resistente e fácil de cuidar. É necessário apenas ficar atento para o fato de que essa é uma planta considerada tóxica para pets e crianças menores.


Begônia

A Begônia é uma planta ornamental, com folhagens verdes ou avermelhadas e  flores lindas. Também é indicada para apartamentos, pois deve ficar longe da luz direta e do sol, mas precisa de luminosidade.

Floresce a maior parte do ano e prefere climas quentes. A recomendação é manter regas frequentes até a planta se estabilizar. Deixa os ambientes com uma atmosfera romântica e delicada.

Violeta

Planta versátil e tradicional em ambientes internos, suas flores levam cor e alegria aos espaços do apartamento. É uma espécie de cultivo simples e deve ficar em lugar protegido do sol direto, porém, com luminosidade. Suporta até mesmo ambientes com ar-condicionado. São plantas pequenas e podem ser incorporadas há vários tipos de decoração.


Alecrim

Se você sempre sonhou em ter sua própria horta e temperar suas refeições com ervas orgânicas, o alecrim é uma boa pedida para começar. Ele vai muito bem com climas mais quentes, e precisa de apenas três horas de sol por dia. Uma boa ideia é colocá-lo perto de janelas na cozinha.

Enquanto a planta estiver nova, mantenha o solo sempre úmido. Já quando ela estiver mais madura, você poderá regar duas vezes por semana.

Plantas grandes para apartamentos

Quer investir em plantas maiores? Dentro de apartamentos, elas ficam muito bem em vasos, sendo duradouras e resistentes!

Espada de São Jorge

Ideal para apartamento, essa planta demanda poucos cuidados. Ela se desenvolve em ambientes de baixa luminosidade e necessita de poucas regas. Além disso, a Espada de São Jorge traz um visual super bonito e moderno para a decoração dos ambientes, combinando com estilos minimalistas e contemporâneos.

Palmeira Ráfia

Com caules finos e longos revestidos por uma fibra, essa planta tem origem asiática e leva uma inspiração tropical e, ao mesmo tempo, oriental aos ambientes. É indicada para apartamentos por que deve ser cultivada à meia-sombra, em locais  com alguma luminosidade, mas distantes do sol, com rega quinzenal.


Dracaena

A Dracaena é uma planta ornamental muito bonita e resistente, que cresce bem em ambientes com pouca luz e demanda pouco cuidado. Ela precisa de pouca água, pois suas raízes podem apodrecer com excesso de umidade. Essa também é uma planta tóxica para animais, então cuidado se você tiver pets.

Cuidados com plantas em apartamentos

As plantas recomendadas para apartamentos são opções que não dão muito trabalho, mas que exigem alguns cuidados. Para manter as espécies cultivadas nas condições ideais, é importante seguir algumas dicas. Acompanhe:

  • escolha os vasos indicados para o tamanho máximo da planta e dê preferência a materiais como a cerâmica e o barro, que evitam excesso de umidade e permitem que a raiz da planta respire;
  • use regularmente os adubos, fertilizantes e substratos recomendados para o desenvolvimento da espécie, com preferência aos adubos orgânicos;
  • verifique o tempo recomendado para rega da planta, pois algumas precisam que a terra esteja sempre úmida, enquanto outras se dão melhor com terra seca;
  • observe também a luminosidade e a temperatura recomendadas, pois a falta ou o excesso de luz e de calor podem prejudicar as folhas;
  • mantenha as podas em dia, eliminando folhas mortas ou galhos secos.

Seguindo essas dicas, com certeza você terá sucesso com as plantas escolhidas para o seu apartamento.

Decoração de apartamento com plantas

Cada vez mais, as plantas têm feito parte da decoração dos apartamentos. Além de todas as vantagens já mencionadas, a tendência aproxima os moradores de um estilo que remete à natureza e que insere as plantas na decoração do apê.

O interessante é que as plantas podem ser dispostas nos ambientes de várias formas: em estantes, prateleiras, mesas, aparadores, muretas, janelas ou no próprio chão. Também há opções diferentes como os terrários, jardim vertical e quadro verde.

Outra vantagem das plantas é que elas podem estar em todos os cômodos do apartamento: sala, cozinha, espaço gourmet, lavabo, banheiro, quarto, sacada, home office, entre outros.

Vale reforçar que elas costumam trazer aos ambientes mais colorido, aconchego e leveza, tornando-os mais agradáveis. Por isso, são um convite ao bem-estar e à qualidade de vida. 

Apartamento em Maringá: encontre o seu

Depois de acompanhar nossas dicas sobre plantas para apartamento, que tal encontrar o seu apartamento em Maringá? Para isso, conte com a Pedro Granado, imobiliária com credibilidade e ampla carteira de imóveis para venda e locação na cidade. 

Temos uma estrutura completa que inclui especialistas em locação e em vendas e assistência jurídica própria. Aqui, você encontra os edifícios que estão entre os principais lançamentos imobiliários de Maringá.



Voltar

Redes Sociais

© 2024 - Pedro Granado Imoveis Ltda - CRECI J03632
Desenvolvido por Kurole Web Design Kurole