Como evitar problemas durante a reforma

21/02/2019 - Por Marketing

Reformar a casa é coisa séria e quando resolvemos embarcar em um projeto como este devemos estar bem respaldados e contar com um plano de obra preciso. Afinal de contas, estaremos investindo nossas economias em uma reforma que sempre sonhamos e que deve durar por muitos anos. Devemos saber que um processo de reforma pode ser exaustivo, incômodo e, em alguns casos, longo e para que funcione bem precisamos ter o controle de tudo desde o início. Listamos quais são os prontos principais que você deve forçar e seguir à risca para evitar possíveis problemas durante sua reforma. 

1 - Planeje 

O primeiro passo quando decidimos embarcar em uma reforma é traçar um planejamento detalhado de todo o processo. Coloque no papel tudo o que será realizado considerando seu orçamento, o desenvolvimento do projeto, compra de materiais, contratação de profissionais e prazos de cada etapa. O planejamento deve funcionar como um mapa a seguir do início ao fim, garantindo que nada saia do previsto e impedindo que sua obra se perca no meio do caminho. 

2 - Contrate os serviços de um arquiteto ou engenheiro

Contar com um arquiteto ou engenheiro para supervisionar sua obra é muito importante pois:

  • Eles ajudam a materializar seus desejos sem comprometer a funcionalidade dos ambientes;
  • Eles podem aconselhar e sugerir métodos, materiais e layouts que não haviam passado pela sua cabeça e que cairão como uma luva em sua reforma;
  • Eles podem controlar sua obra e a equipe de trabalho, garantindo que tudo seja feito dentro do previsto, evitando desperdício de materiais, gastos desnecessários e cumprindo os prazos; 
  • Enfim, contratar um arquiteto ou engenheiro é um investimento bem feito que será garantia de uma reforma de sucesso. 

3 - Busque referências sobre a equipe de trabalho

Antes de contratar os profissionais é importante comprovar as referências dos mesmos no mercado. Procure saber sobre a qualidade dos trabalhos realizados anteriormente e leia os comentários de suas fichas para saber se os clientes estão satisfeitos com o resultado. Certifique-se de que a equipe de profissionais que você está contratando é especializada em realizar o serviço que você precisa. Não busque o profissional pelo menor preço e sim pelo serviço primoroso e de qualidade que ele realiza.

4 - Atenção com o cálculo e compra de materiais

Primeiro de tudo é importante definir quais materiais serão necessários e as quantidades exatas, respeitando a margem de 10% de produto a mais para evitar possíveis inconvenientes. Converse com o profissional responsável pela sua obra e informe-se sobre quais são as melhores opções para seus espaços, considerando área interna, externa, áreas molhadas, etc. Posteriormente, realize uma pesquisa de preços e compare qual loja oferece a melhor oportunidade, analisando descontos e promoções por exemplo. Não escolha pelo menor preço mas sim dê preferência para produtos de qualidade, marcas confiáveis, com bom rendimento, durabilidade e garantia. Dessa forma você evitará surpresas e gastos futuros, como a necessidade de refazer um serviço ou trocar um revestimento por exemplo. 

5 - Informe-se sobre as licenças, alvarás e autorizações de obras

É importante, antes de começar sua reforma, informar-se quais são as documentações necessárias para dar andamento ao projeto. Verifique junto a prefeitura quais são as licenças, alvarás ou aprovações pertinentes na sua região. Da mesma maneira, se o imóvel fizer parte de um condomínio é necessário verificar junto à administração que aprovações são necessárias. Com esses cuidados evitamos surpresas no andamento da obra. 

6 - Organize-se

Além do planejamento também é importante organizar o cenário da reforma. Ou seja, retirar objetos de decoração, quadros das paredes, mover móveis e eletrodomésticos, encaixotar utensílios, cobrir o piso e outros elementos com papelão ou lonas. Vale lembrar que para algumas reformas será necessário contratar uma caçamba e para a retirada de entulhos. Cada obra terá suas exigências particulares, não é o mesmo instalar piso sobre piso do que quebrar a cerâmica antiga para a aplicação de um novo revestimento por exemplo. Portanto antes de começar estude quais serão suas necessidades de organização. 

7 - Cumpra os prazos do projeto


Uma das chaves para conseguir cumprir os prazos é manter o foco no que foi planejado a princípio. Evite mudar detalhes do projeto como por exemplo construir um novo cômodo, trocar o piso de um ambiente que seria mantido e etc. Mudar o cronograma não só irá atrasar sua reforma mas também poderá representar um aumento de custo com material e mão de obra significativo em seu orçamento. Quanto aos materiais, certifique-se de que os mesmos sejam comprados e entregues de acordo com a necessidade da reforma evitando assim paradas de obras e atrasos. 

https://projetos.habitissimo.com.br/projeto/como-evitar-problemas-durante-a-reforma


Voltar

Redes Sociais

© 2020 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Kurole Web Design Kurole